
O curso de Medicina em Coxim é resultado de uma mobilização que atravessa diferentes momentos políticos e representa uma expectativa de milhares de moradores da região norte de Mato Grosso do Sul. Por isso, a iniciativa voltou ao centro do debate eleitoral após o deputado federal Vander Loubet (PT) relacionar o futuro do projeto ao resultado da eleição presidencial e pedir votos para Luiz Inácio Lula da Silva.
A abordagem levanta um questionamento importante: até que ponto uma demanda pública pode ser associada à vitória de determinado candidato sem que isso transmita ao eleitor a ideia de que uma conquista regional está ameaçada caso o resultado das urnas seja diferente?
É nesse contexto que ganha relevância a manifestação do deputado estadual Junior Mochi. Ao comentar o assunto, ele defendeu que o curso não pertence a partidos ou candidatos e não deve ser utilizado como instrumento eleitoral.
“O curso de Medicina em Coxim é um sonho coletivo, construído com mais de uma década de luta e conquistas importantes. Não pertence a partidos ou candidatos e não pode ser usado como instrumento eleitoral”, afirmou Mochi.
O parlamentar também destacou a importância da articulação política para a continuidade do projeto e reafirmou seu compromisso com o município e a região norte, mesmo estando na suplência.
“Com o apoio da bancada federal de Mato Grosso do Sul, seguiremos trabalhando para transformar esse sonho em realidade. Mesmo na suplência, meu compromisso com Coxim e toda a região norte permanece firme!”, declarou.
A manifestação introduz um contraponto ao discurso eleitoral de Vander Loubet: a defesa de que a implantação do curso deve ser tratada como uma política de interesse coletivo, cuja continuidade exige articulação institucional e compromisso dos diferentes representantes políticos, independentemente de quem vença a eleição presidencial.
No vídeo divulgado por Vander Loubet, a defesa do curso de Medicina é acompanhada de um pedido de voto para Lula e da associação entre o futuro da graduação e o resultado eleitoral. A estratégia pode ser interpretada como uma forma de pressão sobre o eleitor quando a mensagem sugere que a continuidade de uma conquista regional depende da vitória de um candidato específico.
No debate político, esse tipo de abordagem é frequentemente associado à chamada “campanha do medo”, em que o risco de perder determinado benefício ou projeto é utilizado para influenciar a decisão nas urnas.
A crítica não está no direito de Vander Loubet de apoiar Lula ou defender a continuidade das políticas do atual governo. O questionamento é se essa associação vem acompanhada de informações concretas sobre a situação do projeto, suas etapas pendentes e as condições necessárias para sua implantação.
A população precisa saber se existem recursos ainda a serem assegurados, quais providências administrativas faltam e quais órgãos são responsáveis por cada etapa. Sem esses esclarecimentos, associar o futuro do curso diretamente ao resultado eleitoral pode deslocar o debate das questões práticas para o temor de que a iniciativa não avance sob outro governo.
A implantação do curso também exige diálogo entre diferentes esferas de poder. Governo federal, MEC, UFMS, governo estadual, Prefeitura e parlamentares têm responsabilidades distintas e devem ser cobrados conforme suas atribuições.
A articulação da bancada federal, mencionada por Junior Mochi, pode fazer parte desse esforço. Da mesma forma, compromissos assumidos por outras lideranças precisam ser acompanhados e avaliados com base em ações concretas, e não apenas em declarações públicas.
Nenhum partido pode reivindicar exclusividade sobre uma conquista que interessa a toda a população. Tampouco é razoável atribuir a uma única liderança a garantia de um projeto que depende de procedimentos institucionais, recursos e planejamento.
Coxim não precisa escolher entre um candidato e o futuro do curso de Medicina. Precisa cobrar de todos os candidatos e representantes políticos compromissos claros para que o projeto avance.
A manifestação de Junior Mochi reforça justamente esse princípio: o curso é um sonho coletivo, construído ao longo de mais de uma década, e sua concretização exige continuidade, articulação e responsabilidade pública.
O debate eleitoral pode e deve discutir os rumos da educação e os compromissos de cada candidatura. O que não pode substituir a prestação de contas é a ideia de que uma conquista regional esteja condicionada, de forma automática, à vitória de um candidato.
O curso de Medicina em Coxim não pertence a Vander Loubet, a Lula, a Junior Mochi ou a qualquer partido. Pertence ao interesse público. E a população tem o direito de cobrar que as promessas se transformem em resultados, independentemente de quem ocupe a Presidência da República.
Mín. 27° Máx. 39°